sábado, 16 de março de 2013

Fofocas da era digital


As redes sociais podem ser extremamente perversas às vezes. A agilidade, o desejo de popularidade, a própria dinâmica do Twitter e do Facebook, tão positivas na maioria das vezes, podem ser usadas para o mal – como para espalhar calúnias e difamações sobre as pessoas. Dois casos recentes são tristes exemplos disse: um contra o Papa Francisco, outro contra o deputado Jean Wyllys.

Circula por aí que o então cardeal Jorge Mario Bergoglio teria dito: “las mujeres son naturalmente ineptas para ejercer cargos políticos. El orden natural y los hechos nos enseñan que el hombre es el ser político por excelencia; las Escrituras nos demuestran que la mujer siempre es el apoyo del hombre pensador y hacedor, pero nada más que eso”. Uma busca no Google indica o seguinte: apenas blogs mencionam esta frase. nenhum jornal a reproduz. E mesmo os blogs que a citam dizem que foi em 2007, mas não informam onde teria sido nem em que contexto. Acrescentam apenas que a Telam, a agência de notícias do governo argentino (que detesta Bergoglio) publicou isso. No entanto, quando se faz uma busca na Telam, a frase não aparece. Fiz duas buscas no Google restritas apenas à Telam: uma procurando a frase exata; outra mais ampla, procurando os termos “Bergoglio” e “mujeres”, juntos. Não encontrei a tal frase em nenhum dos casos. Para fazer essas buscas no Google apenas na agência oficial, coloquei os seguintes termos no campo de pesquisa: “las mujeres son naturalmente ineptas” site:http://www.telam.com.ar e Bergoglio mujeres site: http://www.telam.com.ar . Repita-as e aprofunde-as se desejar.

Não posso afirmar com certeza que a frase atribuída a Bergoglio é falsa, mas não encontrei nenhuma prova de que seja verdadeira.

O outro caso é uma frase atribuída a Jean Wyllys: “A bíblia é uma piada, quem crê nela é palhaço, e as igrejas são uns circos. Pronto falei!”. Em seu Twitter, o deputado nega a autoria da frase. Penso que isso basta para considerá-la falsa realmente.

Esses dois casos levantam dois problemas: o primeiro são as pessoas perversas que inventam frases e atribuem aos outros, com o intuito claro de denegrir sua imagem. Isso é falsidade, é maucaratismo, pois essas pessoas sabem que as frases são falsas. São mentirosos da pior espécie. Cometem crime de injúria.

O outro problema é replicar essas frases sem checar. Há pessoas que acham que pelo simples fato de alguém ter compartilhado, elas são verdadeiras. Isso é a fofoca, a maledicência da era digital. Nada difere daqueles que passam uma fofoca pra frente e acrescentam “eu não sei de nada, mas é o que estão dizendo…”

Se você se aborrece com as falsidades atribuídas às pessoas de quem você gosta, deveria ter o mesmo sentimento com relação às mentiras que circulam sobre as pessoas de quem você não gosta. Veracidade, honestidade, justiça. São valores fundamentais.

Portanto, só compartilhe coisas se você realmente tiver certeza, se tiver checado. E mesmo quando tiver certeza, pense duas vezes antes de compartilhar.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Marque a caixa "Notificar-me" para receber as respostas do seu comentário por email.
Abraços do Luiz França.